Boa tarde amigos (as)!
Musica: é a arte do som. É através dessas emissões sonoras que expressamos nossos sentimentos e afetos da nossa alma e cotidiano. A musica em seu contexto geral, é dividida em três partes: Melodia, Harmonia e Ritmo.
Melodia: é a arte do canto, ela ajuda a completar a harmonia e o ritmo. Pense em melodia como uma sequência de notas tocadas alternadamente seguindo padrões rítmicos e harmônicos.
Harmonia: é a combinação de vários sons simultâneos ou acordes (junção de notas), que fazem sentido entre si. A harmonia normalmente está relacionada à um ou à vários Campo(s) Harmônico(s). O estudo da harmonia é fundamental para a composição melodia e/ou rítmica.
Ritmo: é a subdivisão de tempos dentro de um compasso. O ritmo é responsável por controlar a sucessão de sons dentro do tempo/compasso.
Tom e Semitom: Quando falamos em tons e em semitons basicamente estamos a falar de intervalos, os passos que damos entre as notas. Vamos pensar no teclado de um piano, à partida reparamos logo que tem dois tipos de teclas, as pretas e as brancas. O que são?
As brancas representam as notas naturais da escala de Dó, ou seja, as notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, e Si. As notas pretas são intermédias, ou seja são a nota entre as duas notas naturais, estas notas são o que chamamos de sustenidos ou bemóis. Por exemplo imaginemos entre o Dó e o Ré, a tecla preta entre ambas pode-se chamar Dó sustenido, ou Ré bemol. O nome é diferente, o som é exatamente o mesmo, mas por uma questão de notação mudamos o nome, se tivermos a subir na escala damos o nome de sustenido se a descer damos de bemol.
Nota musical: é um termo empregado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, a cada nota corresponde uma duração e está associada uma frequência, cuja unidade mais utilizada é o hertz (Hz), a qual descreverá em termos físicos se a nota é mais grave ou mais aguda. Na musica temos 7 notas musicais, são elas:
Dó - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si
Acidentes musicais: são símbolos utilizados para alterar notas no compasso ou no campo hamonico. Estas alterações podem variar do grave para o agudo ou do agudo para o grave.
O sustenido, representado pelo simbolo (#) altera meio tom da nota/acorde do grave para o agudo, ou seja:
Temos a nota Ré, se sustenizarmos essa nota, ou seja, inserirmos um sustenido (#)ao lado direito da nota, a mesma ficará com o som meio tom mais agudo, representando Ré# (lê-se Ré Sustenido).
Os acordes mais frequentes são as tríades, assim chamados porque eles consistem de três notas distintas; notas ainda podem ser adicionadas para formar acordes de sétima, acordes estendidos, ou acordes com nota adicionada. Os acordes mais comuns são as tríades maiores e menores e, em seguida, as tríades aumentadas e diminutas. As descrições maior, menor, aumentado e diminuto são muitas vezes referidos coletivamente como qualidades dos acordes.
Por Adriel Donegá
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